A Governadora da Cidade de Maputo Defende Uma Reflexão Conjunta no Combate ao HIV e SIDA

Data: 15/01/2019
A Governadora da Cidade de Maputo Defende Uma Reflexão Conjunta no Combate ao HIV e SIDA

A Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, defendeu que a aceleração da resposta ao HIV só será eficiente e eficaz se todos os intervenientes estiverem unidos e direccionados a um único objectivo, que é o alcance da meta até 2020, para que, em conjunto, se possa reflectir sobre o contributo que cada um tem desenvolvido para o alcance deste resultado. Este apelo foi feito durante a abertura da sessão do III Conselho Provincial do Combate ao Sida, alargado aos outros intervenientes.

A governante exortou a todos os intervenientes da resposta ao HIV e SIDA a redobrar esforços para uma contínua moçambicanização das mensagens para a mudança efectiva de comportamento individual, familiar e comunitário.

Exortou, igualmente, que o foco da resposta a esta pandemia incida em grande medida sobre os adolescentes e jovens como grupos sociais que devem assegurar os destinos do País e da Cidade de Maputo, tendo desafiado as organizações comunitárias de base e as organizações internacionais intervenientes da resposta ao HIV e SIDA na Cidade de Maputo a reforçarem a interajuda e reportarem ao Governo as suas intervenções de forma periódica e sistemática, avaliando e evidenciando o impacto das suas intervenções.

De referir que, esta sessão do III Conselho Provincial contou, para além dos membros do Governo da Cidade de Maputo, com a participação dos diferentes segmentos da sociedade.