Até Abril Estará Resolvido o Problema de Água

Data: 29/03/2019
Até Abril Estará Resolvido o Problema de Água

O Fundo de Investimento e Património de Agua (FIPAG), promete resolver o problema de bolsas de falta de água na cidade de Maputo até ao mês de Abril do ano em curso.

A informação foi avançada por Elídio Khossa, Director de Serviços Centrais de Operações do FIPAG, no âmbito do encontro de trabalho que manteve com a Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, para dar o ponto de situação de abastecimento de água ao Grande Maputo e partilhar sobre as medidas de emergência em curso.

Sobre a situação actual de fornecimento de água na urbe, Khossa informou que a produção média nos últimos 3 meses tende a decrescer por conta de falta de água, problemas eléctricos e de ordem operacional.

O Sistema de abastecimento de água serve cerca de 257.970 clientes, distribuídos em 5 categorias de consumidores, onde os domésticos representam cerca de 95% com um consumo aproximado de 70%.

O gestor explicou que actualmente existem cerca de 14.577 clientes com problemas  de água, onde se destacam os bairros de Tsalala, T3, Patrice Lumumba, Juba, Jonasse, Chiango, Mapulene.

 

 

 

Khossa informou, ainda, à governante que em função do prognóstico do Instituto Nacional de Metereologia (INAM), que prevê para a região sul do país chuvas normais com tendência para abaixo do normal, a  instituição tem vindo a envidar esforços no sentido de minimizar o impacto da falta de chuva.

No âmbito de acções de mitigação o FIPAG Operacionalizou até Outubro 2018, 10 furos dos quais 6 em Intaka e 4 em Laulane, instalados 15km de condutas, contribuindo com cerca de 12000m3/d com capacidade para beneficiar cerca de 100.000hab. Actualmente, está a servir cerca de 37.100 hab de  Malhazine, Benfica, 25 de Junho e Missão Roque.

Reabilitou e operacionalizou 22 Pequenos Sistemas nas Áreas Peri-urbanas de Maputo e Matola contribuindo com 4.000m3/d. Concluiu a 1ª Fase da campanha de sensibilização sobre o uso racional de água.

Operacionalizou, também, o programa de restrições atendendo cerca de 80% da demanda actual.

Fez o abastecimento de água em dias alternados, a partir dos Centros Distribuidores da Machava e Laulane, beneficiando 7.840 clientes;

Construiu 20 fontenáriose as respectivas linhas nas áreas criticas de Costa do Sol, Chiango, Mapulene, Beluluane, Bunhiça e Juba,

Construiu de 5 km de condutas para reforço de abastecimento de água aos bairros de Maxaquene B, Mapulene, Malhazine, Ferroviário, Mahotas, Hulene A, Polana Caniço B, Beluluane, Bunhiça e Juba, beneficiando cerca 6.287 clientes;

Feaz o levantamento de clientes que estão a consumir água da rede pública e privada;

Suspendeu a facturação de clientes que comprovadamente não têm água.

A estação de Umbeluzi está a apenas com 23.90% de disponibilidade de água, quantidade esta que não é suficiente para abastecer o Grande Maputo, o que obriga ao sector a encontrar fontes alternativas para continuar a abastecer o precioso líquido á população, disse Khossa.

Por seu turno, a dirigente orientou a direcção do FIPAG a investir muito em acções de comunicação para dar a conhecer a toda a população a real situação de excassez de água no Rio Umbeluzi, para que os cidadãos tomem consciência e pautem pelo uso racional da agua  que ainda e disponível.

A Governadora questionou sobre o impacto da proliferação de furos de água na cidade, ao que o director reagiu dizendo que irá arrancar um estudo de mapeamento dos furos existentes para aferir o seu impacto na disponibilidade de água subterrânea, bem como as questões de higiene a fim de se aferir se, estão em conformidade com a Lei de Agua.