Delegação da Cidade de Maputo aos Jogos Escolares Despede-se da Governadora

Data: 22/08/2019
Delegação da Cidade de Maputo aos Jogos Escolares Despede-se da Governadora

A Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, recebeu, no seu gabinete de trabalho, a delegação da Cidade de Maputo aos XIV Jogos Escolares, Manica 2019, para efeitos de despedida.

A delegação é composta por atletas que vão representar a Urbe no XIV Festival de Jogos Desportivos Escolares, nas modalidades de Andebol, Voleibol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica, Jogos Tradicionais e Xadrez.

Na ocasião, a Governadora disse aos alunos atletas que

O lema ora escolhido, “Desporto Escolar Conservando a Natureza”,  é indicador da importância que se deve dar a natureza, sobretudo pelos estudantes, pelo facto de representarem uma faixa etária capaz de assimilar e pôr em prática os ensinamentos sobre a importância da conservação da natureza, como garante de uma vida futura segura, sustentável e equilibrada.

 

É olhando para a vertente de conservação da natureza, que todas delegações incluindo a nossa, terão oportunidade única de conviver de forma harmoniosa e gozarem do privilégio de conhecer e valorizar a diversidade cultural do país, vivenciar as nossas tradições e reforçar o espírito de unidade nacional, disse a dirigente.

 

Neste contexto a Governadora felicitou aos organizadores dos Jogos Desportivos Escolares pela escolha do lema, tendo dito que este vai ao encontro das grandes discussões mundiais da actualidade, que tem a ver com o aquecimento global que se verifica, resultante da poluição industrial bem como as más práticas do Homem contra a natureza e o ambiente.

 

Relativamente a participação da Cidade nos jogos desportivos escolares, governante chamou atenção os 164 membros que compõem a  delegação, dos quais 130 atletas, para a necessidade de partirem a Manica carregados de um grande espírito de responsabilidade, respeito, patriotismo, amizade e solidariedade.

 

O momento serviu, também, para explicar aos alunos envolvidos no processo que o desporto é um factor de unidade nacional, sendo por isso, a  deslocação a província de Manica representar uma oportunidade ímpar que estes  têm de interagir com outros jovens do país, onde poderão trocar experiências e fazer novas amizades.

 

A dirigente orientou aos atletas para a observância rigorosa das regras disciplinares, tendo lembrado que a experiência tem mostrado que as pessoas mais disciplinadas, em regra, têm maiores probabilidades de alcançar o sucesso.

“Façam da disciplina uma das condições essenciais para o alcance dos objectivos e sucesso da nossa participação da delegação da Cidade de Maputo ao XIV Festival dos Jogos Desportivos Escolares”, ressalvou a governante.

 

Aos acompanhantes, sobretudo os Directores da Educação e Desenvolvimento Humano e da Juventude e Desportos, bem como os professores, treinadores, ficou a recomendação para que estejam atentos e em cima dos acontecimentos em Manica.

 

Queremos que façam um acompanhamento permanente dos nossos atletas e prestem todo apoio e orientação necessários! Almejamos que destes jogos escolares, à semelhança de outras edições, emerjam grandes talentos que vão com certeza alimentar os nossos clubes e selecções nacionais nas diferentes modalidades, disse.

 

A Governadora agradeceu o papel dos conselhos de escola e pais e encarregados de educação que não mediram esforços para pôr os seus educandos a disposição dos treinadores nos preparativos dos jogos escolares.

Por seu turno, os atletas agradeceram a Governadora da Cidade de Maputo pelas orientações e conselhos, bem como, pelo suporte prestado no âmbito da preparação da sua participação condigna.

Os desportistas deixaram ficar, igualmente, a promessa de tudo fazer para alcançar lugares cimeiros do pódio, observando o fair play.

IMG_6367