Governadora Lança Primeira Pedra da Escola Secundária da Munhuana

Data: 22/09/2017
Governadora Lança Primeira Pedra da Escola Secundária da Munhuana

A governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane,fez no passado dia18 de Setembro, o lançamento da primeira pedra para a construção da Escola Secundária da Munhuana, no bairro do mesmo nome, no Distrito Municipal Nlhamankulo.

Na ocasião, a dirigente disse ser aquele a tradução do compromisso do Governo em melhorar a qualidade de ensino no país e garantir boa formação dos alunos.

A governante advertiu, ainda, a comunidade ali presente e não só para serem vigilantes na obra. “Exortar a comunidade em geral e aqui presente para que façam o devido acompanhamento do trabalho a ser desenvolvidos nas diferentes fases deste estabelecimento de ensino que vai beneficiar os nosso filhos e não só.” Disse Seuane.

Aos empreiteiros, a dirigente orientou para que façam a obra dentro dos prazos previstos sem descorar da qualidade e para que se chegue a este intento os fiscalizadores devem desempenhar o seu papel.

Por seu turno, a Directora da DEDHCM, Beatriz Helena Cardoso Muhorro Manjama disse na ocasião que a iniciativa é positiva pois vai minimizar a distância dos alunos daquele distrito porque deslocavam-se a outros para dar continuidade aos seus estudos uma vez que em Lhamanculo não tem uma Escola Secundária do 1º ciclo.

 Trata-se duma obra raíz que vai fazer desta uma Escola uma referência na Cidade de Maputo que contará com dois laboratórios de física e química, salas de informática, 18 salas de aula, para além de um campo de jogos polivalente.

O empreendimento está a ser erguido no espaço da antiga Escola Primária Completa da Munhuana interditada a 4 anos por apresentar um estado avançado de degradação, resultante do elevado nível de índice freático.

Para a concretização da iniciativa o Estado Moçambicano através do Fundo de Apoio a Educação vai reembolsar um valor total de 108 milhões de meticais entregue em duas etapas, na qual a primeira será de 71 milhões e a previsão da entrega da primeira etapa da escola está marcada para Maio de 2018, sendo que o primeiro ano lectivo terá início em 2019. 

De referir que a Escola Primária da Munhuana foi encerrada em 2013, devido às inundações frequentes propiciadas pelo elevado lençol freático e pela acentuada degradação das infra-estruturas.