80 Alunos das Escolas secundárias já têm noções sobre diferentes áreas de trabalho

Data: 11/04/2017
80 Alunos das Escolas secundárias já têm noções sobre diferentes áreas de trabalho

Cerca de 80 jovens, provenientes das escolas da secundárias da cidade de Maputo entre públicas e comunitárias enceraram, este sábado dia 11 de Março, na Escola Secundária Josina Machel, cursos de pouca duração em Aduaneiros, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Contabilidade e Gestão de Recursos Humanos

Cerca de 80 jovens, provenientes das escolas da secundárias da cidade de Maputo entre públicas e comunitárias enceraram, este sábado dia 11 de Março, na Escola Secundária Josina Machel, cursos de pouca duração em Aduaneiros, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Contabilidade e Gestão de Recursos Humanos, numa cerimónia bastante concorrida pelos pais e encarregados de educação. Os referidos cursos são promovidos pela Organização Académica para o Combate a Pobreza, uma organização juvenil humanitária, fundada e dirigida por jovens. Trata-se este da 3ª temporada do projecto Núcleo Académico para o Apoio ao Empreendedorismo Juvenil que decorreu entre Junho de 2016 a Janeiro de 2017. Esta organização visa incentivar o empreendedorismo no seio dos jovens.

Estiveram representados neste evento: o Governo da Cidade de Maputo, a Direcção da Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e o Ministério de Género Criança e Acção Social. Nas suas intervenções estes organismos convergiram na ideia de que aqueles cursos são de extrema importância uma vez que, além de capacitar as crianças para o mercado de trabalho, ocupam as de forma sadia para evitar casamentos prematuros.

Ainda no evento, a DEDHCM, representada pela Emilita Mateus, coordenadora de saúde escolar e formadora de formadores em matérias de saúde escolar, apresentou em linhas gerais a estratégia da sua instituição para erradicar o analfabetismo ao nível da capital, onde mencionou o aumento da rede escolar como forma de prover a Educação para Todos, a luta pelo equilíbrio entre rapazes e raparigas no acesso à escola, incentivo na continuação de estudos, no caso das raparigas que se engravidam antes de concluir os seus estudos.