CINTURA Despede-se da Delegação Provinvial aos XIII Jogos Escolares
A governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, despediu-se ontem, 11 de Julho da Delegação Provincial da Cidade de Maputo aos XIII Jogos Desportivos Escolares Gaza/2017.
Num evento que teve lugar no seu Gabinete de Trabalho, a governante apontou o desporto como factor de unidade nacional e recomendou a delegação que busque, na sua interação com os outros jovens do país, contribuir para a consolidação da unidade nacional.
A governante explicou, ainda, que o lema do Jogos, desporto escolar Conservando a natureza”, é indicativo de que há que se fazer dos jogos escolares uma plataforma que visa essencialmente ocupar de forma sadia os adolescentes e jovens no período em que estão de férias escolares, onde associam-se ao movimento a cultura pelo respeito ao meio ambiente.
A observância da limpeza, a higiene e respeito por toda extensão do território em que estiverem alojados, são em sí exemplos claros da conservação da natureza e que deverá nortear o vosso dia-a-dia, frisou Cintura.
A delegação da Cidade capital é composta por 157 membros, dos quais 126 atletas, que irão participar nas modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica, jogos Tradicionais, Voleibol e Xadrez. A estes, a dirigente pediu maior responsabilidade, respeito, patriotismo, amizade e solidariedade.
A governadora orientou, ainda, a delegação para a observância rigorosa pelas regras disciplinares que estarão sujeitos desde a partida, chegada, estadia e regresso, como condição essencial para o alcance dos objectivos e sucesso da Cidade de Maputo.
De referir que nos Jogos Desportivos escolares de Pemba/2015, a Cidade colocou-se em segundo lugar na classificação geral.
Na sua mensagem, a delegação comprometeu-se a fazer tudo do melhor com vista a representar condignamente a juventude estudante da Cidade das Acácias e fazer do evento um momento ímpar em que irão disseminar a Unidade Nacional, mensagens de paz, tolerância, diálogo, solidariedade e de espírito patriótico.
Os alunos apontaram a mascote dos jogos, um rinoceronte, como o símbolo do recurso animal e faunístico que Moçambique tem e que os leva a jogar com a consciência de que é preciso que o conheçam e divulguem a sua importância e sua proteção.
Por seu turno, a equipa técnica comprometeu-se a dirigir e orientar os atletas garantindo a organização e disciplina da selecção dentro e fora das competições, respeitar e fazer respeitar as instruções técnicas emitidas pelo sector.