Cidade de Maputo Celebra o Dia da Higienizarão das Mãos

Data: 19/06/2018
Cidade de Maputo Celebra o Dia da Higienizarão das Mãos

Foi celebrado o dia 05 de Maio de 2018, Dia Internacional da Higienização das Mãos, sob lema “Lavar as mãos, um pequeno gesto uma grande atitude”. Uma cerimónia que foi dirigida por Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice-Ministro da Saúde, no Hospital Geral de Mavalane

O evento foi caracterizado por feira de Saúde, demonstrações de boas práticas sobre higienização das mãos por parte dos Profissionais da Saúde e actividades culturais.

Na sua intervenção, Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice-Ministro da Saúde, referiu que o momento serve de reflexão e reforço da consciência sobre a necessidade da higiene no local de trabalho, com enfoque para as Unidades Sanitárias onde continuam as infecções resultantes da inobservância de higiene por parte de alguns agentes da Saúde. Neste âmbito, apelou para maior vigilância e consciência da necessidade e higienização das mãos, em especial no ambiente hospitalar. Disse ainda que o simples e rápido gesto de lavar as mãos com água e sabão ou desinfectantes impede em 40% de incidência de infecções de doenças como diarreia, doenças de pele, dos olhos. Geralmente muitos microorganismos se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos pelo que só uma correcta lavagem das mãos promove segurança de pacientes profissionais de saúde e da comunidade. É fundamental que os profissionais de saúde lavem as mãos sempre, depois de tocar os pacientes antes de qualquer procedimento.

Fonte:BOLETIM INFORMATIVO DE MAIO DA DIRECÇÃO DE SAÚDE DA CIDADE DE MAPUTO.