Cintura escala KaTembe com objectivo de incentivar a produção Domestica

Data: 17/03/2017

A Governadora da Cidade de Maputo Iolanda Cintura Seuane, trabalhou ontem no Distrito Municipal KaTembe onde dentre várias actividades visitou a Escola Comercial da Catembe e a Casa Familiar Esperança, uma instituição do Governo doada pela Associação Imagine em 2015.

 

A Governadora da Cidade de Maputo Iolanda Cintura Seuane, trabalhou ontem no Distrito Municipal KaTembe onde dentre várias actividades visitou a Escola Comercial da Catembe e a Casa Familiar Esperança, uma instituição do Governo doada pela Associação Imagine em 2015.

A Casa Familiar Esperança funciona como centro de acolhimento para crianças órfãs e vulneráveis e assiste actualmente a 26 crianças. O centro funciona em regime fechado e encontra-se presentemente sob gestão da Associação Missão Moçambique.

Na interação com os gestores das duas instituições, a governante centrou o seu discurso para necessidade da produção agrícola de forma a serem sustentáveis e para isso procedeu à entrega de diversos insumos agrícolas entre eles semente de tomate, cebola, feijão, couve e beterraba.

Ainda no âmbito de sua visita à Katembe, a Governadora visitou Elisa Cumbula, uma idosa, residente do Bairro Chamissava, beneficiária de subsídio social básico, que vive com cinco netos órfãos de pais.

Iolanda Cintura Seuane ofereceu insumos agrícolas como forma de ajudar a família a melhorar a produção e contribuir para a melhoria da dieta alimentar.

Cintura dirigiu, ainda, a Sessão Extraordinária do Conselho Consultivo tendo orientado ao órgão a produzir e tirar o máximo proveito das potencialidades que o distrito possui, dando seguimento a recomendação de Sua excelência o Presidente da República.

Na interação com a população local, Seuane esclareceu que o mote do seu trabalho à catembe visava essencialmente monitorar os desafios que o distrito enfrenta para que possam merecer a devida atenção do Governo da Cidade.

No campo da saúde a Governadora da Cidade de Maputo procedeu à entrega de novas infraestruturas do Centro de Saúde de Incassane ora ampliadas. No centro foram realizadas intervenções de reabilitação, refuncionalização, ampliação e apetrechamento, que incluíram a adequação e requalificação de gabinetes de consulta em Farmácia e Depósito de Medicamentos. A intervenção compreendeu ainda a construção de gabinete de consulta e laboratório (sala de colheita, sala técnica e sala de processamento de Baciloscopia); a instalação de um contentor de 40 pés, com dois gabinetes para Aconselhamento e Testagem em Saúde, uma casa de banho e um gabinete para Tuberculose.

As obras de reabilitação do Centro de Saúde de Incassane decorreram de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016 e estão avaliadas em mais de três milhões de Meticais, valor disponibilizado pelo Centro de Colaboração em Saúde.

 No Centro de Saúde da Catembe, Seuane entregou um gerador no âmbito do projecto do Governo da Cidade de Maputo de alocar geradores aos Centros de Saúde com maternidade, de forma a minimizar, complicações durante os partos que ocorrem no período da noite, devido a ocorrência frequente de cortes no fornecimento de energia.

No âmbito do projecto, foi alocado em 2016 um orçamento de 6.571.093,99 MT (Seis milhões, quinhentos e setenta e um mil, noventa e três Meticais e noventa e nove centavos), através do Orçamento de Estado (OE). Com este orçamento foi possível adquirir e ligar 4 (quatro) geradores com capacidade de 75 Kva’s cada, incluíndo o maciço e a casota de protecção.

A  Direcção Distrital de Saúde de KaTembe possui 69 funcionários distribuidos pelos Centros de Saúde. O Rácio Técnico de Saúde por habitante é de 472 hab/Técnico de Saúde e o  Rácio Médico por Habitante é de 22.700 hab/Médico.

No Hotel Paraíso, a governante foi ver de perto um empreendimento turístico em construção comcapacidade de 30quartos. A obra emprega nesta fase um total de 15 trabalhadores, número que se espera venha aumentar com a entrada em funcionamento do hotel em Setembro do ano em curso.