DEDHCM na Prevenção do Cancro da Mama e Colo de Útero

Data: 15/02/2018
DEDHCM na Prevenção do Cancro da Mama e Colo de Útero

Funcionárias da direcção de educação e desenvolvimento humano da cidade de (DEDHCM) beneficiaram-se de exames de saúde nomeadamente rastreio de cancro de mama e colo de útero, no dia 29.12.2017 e 04.01.2018, promovido pela instituição em coordenação com a Direcção de Saúde da Cidade de Maputo.

Os exames foram antecedidos por uma palestra orientada pela Dra. Delia Chiridza Médica da Direcção da Saúde da Cidade de Maputo onde explicou sobre a necessidade de se fazer um auto exame mensalmente, no caso da mama, e o rastreio nos dois o quanto antes, e seguir o tratamento se for detetada a doença.

De referir que o cancro de mama afecta maioritariamente as mulheres e tem como sintomas aumento e inchaço da mama repentina, mudança da posição de mamilo, mudança da pele para similar a casca de laranja, aparecimento de líquido e nodulo na mama.

Enquanto, o cancro do colo de útero afecta apenas as mulheres e é o 4º cancro mais comum em África, e em Moçambique é o mais frequente; ele é causado pelo vírus de papiloma humano (HPV) geralmente transmite-se por contacto sexual, uso de objetos contaminados e o beijo, inicio precoce de relações sexuais, infeções por HIV, múltiplos parceiros sexuais e consumo do tabaco.

De salientar que, a DEDHCM promoveu no ano passado uma feira de saúde para os seus funcionários e uma marcha envolvendo alunos, professores, técnicos distritais funcionários e encarregados de educação.

colo 5
colo 4