Estão Criadas as Condições para que Maputo Produza Mais

Data: 22/11/2017
Estão Criadas as Condições para que Maputo Produza Mais

O ministro da Economia e Finanças e Chefe da Brigada Central de Assistência à Cidade de Maputo para o sector de Agricultura, Adriano Maleane, disse, por ocasião do Lançamento da Campanha Agrária 2017/2018, que a  considerar a previsão climática apontando para um regime pluviométrico que irá satisfazer as necessidades hídricas das culturas e do abeberamento dos efectivos pecuários, bem como os investimentos do governo em infra-estruturas de produção, estão criadas as condições para que a Cidade de Maputo produza mais.

Maleane explicou que o Lema “ Por uma Agricultura Orientada para o Agronegócio, Segurança Alimentar e Nutricional”, traduz a agricultura como base de desenvolvimento económico e social do país, e por essa razão o sector agrário tem sido chamado a responder cada vez mais aos desafios de produção de alimentos a um número crescente da população, gerar riqueza familiar para garantir a educação das crianças, a saúde da família, duma forma geral a erradicação da fome e da pobreza e o crescimento económico de Moçambique.

O Ministro disse, ainda, que a agricultura constitui um desafio pois a população vai crescendo e a juventude precisa de emprego, havendo por isso a necessidade de explicá-los que a agricultura não é um sofrimento e todas as áreas do saber tem um papel a desempenhar no processo de produção.

O dirigente mostrou-se feliz com o facto de a Cidade de Maputo pela introdução de práticas inovadoras de produção agrária baseadas na aplicação da agricultura de conservação, uso racional dos insumos e factores de produção que levaram com que a urbe crescesse em 52 por cento na produção total de diversas culturas, sendo auto-suficiente na produção de hortícolas, leguminosas e tubérculos.

 

Por seu turno, a governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, disse que para o ano 2018, o Sector Agrário da Cidade de Maputo perspectiva um crescimento na ordem de 14,4%, a avaliar pelos investimentos em curso, tais como a melhoria do nível de cobertura dos serviços de extensão agrária, transmissão de tecnologias, aumento da área irrigada, promoção do acesso a mecanização agrária e ao mercado (feiras agrárias e agro-processamento),

 Deste modo, espera-se produzir cerca de 118.387 toneladasde culturas diversas, com uma contribuição acentuada de hortícolas em 93,4% (cerca de 110.557ton). Esta produção será colhida em 6 ciclos anuais que corresponde uma área de 11.700 hectares, explicou a dirigente.

 

Na área de pecuária, perspectiva-se produzir 6.669 toneladas de carne de aves, dos quais 3.800ton de frangos. O incremento desta produção (56,98%) resulta do mapeamento realizado aos potenciais criadores de frangos a nível da Cidade de Maputo.

Com vista a garantir maior produção em outras espécieis, serão vacinados contra NewCastle 35.000 avese contra Carbúnculos e Dermatose Nodular 600 bovinos. Como forma de salvaguardar a Saúde Pública, serão vacinados 10.400 Caninos e 2.600felinos.

 

O Distrito KaMavota figura o que mais contribuirá para a produção de hortícolas na Cidade de Maputo, com uma taxa de 46% em relação ao plano geral de produção de 2018 e prevê um crescimento na ordem de 12,7% em relação as perspectivas de produção 2017 deste Distrito. Este incremento é o reflexo do investimento direcionado ao Distrito, sobretudo em infra-estruturas agrarias (sistemas de rega e estufas de produção).

O Distrito KaMubukwana contribuirá para a produção na Cidade de Maputo, com uma taxa de 37,3%. Prevê um crescimento na ordem de 13% em relação as perspectivas de produção 2017, este incremento é o reflexo do investimento direcionado ao Distrito, sobretudo em infra-estruturas agrarias (sistemas de rega e estufas de produção). O desassoreamento do rio Mulauze em 2017, irá também potenciar o Distrito dado que, criará disponibilidade de água nas valas secundárias para irrigação e no período chuvoso irá proteger os campos de produção, evitando deste modo, a perda das culturas por inundações que ciclicamente afetavam o Distrito.

 

O Distrito KaTembe contribuirá para a produção na Cidade de Maputo, com uma taxa de 17,7%. Da Produção esperada tem como destaque as horticolas na ordem de 22,9%, facto este que resulta pelo investimento direcionado ao Distrito, sobretudo em infra-estruturas agrarias (sistemas de rega e estufas de produção).

O Distrito KaNyaka é o menos contribuente da produção na Cidade de Maputo, com uma taxa de 1,5%. Da Produção esperada tem como destaque as horticolas na ordem de 29,9%.

O plano da produção económico do sector agrário para o ano 2018 é estimado em 330.934.915,86meticais de Culturas diversas e1.579.889,07meticais na produção Pecuária e relativamente ao ano 2017, prevê-se um crescimento de 20% e 49.5%respectivamente.

O sector aponta como desafios para o ano 2018,convista ao aumento da produção e consequente redução de importações como forma de estimular a economia nacional, o sector de agricultura deve garantir aos produtores a disponibilidade de água através de construção de sistemas de rega; a semente de qualidade tolerante a seca através de construção de estufas para a produção de plântulas e o acesso ao mercado para a comercialização de hortícolas, sobretudo no período fresco, onde se regista maior produção.