INAM Diz Ser Importante Acompanhar as Previsões de Tempo e Avisos da Instituição

Data: 22/11/2017
INAM Diz Ser Importante Acompanhar as Previsões de Tempo e Avisos da Instituição

Com a chegada da época chuvosa e ciclónica, o Instituto Nacional de Meteorologia adverte ao público para redobrar atenções por forma a evitar surpresas causadas por fenómenos naturais. A advertência foi lançada por Berino Silinto, durante a XIX Sessão Ordinária do Governo da Cidade de Maputo. Silinto disse que até então existe nenhuma previsão de formação de ciclones susceptíveis de atingir a costa moçambicana. Da monitoria até então feita, está identificada a formação de oito ciclones no Oceano Pacífico, sem consequências para o país.

Quanto à previsão climática, Silinto disse que em termos hidrológicos esperam-se chuvas normais com tendência para acima do normal em toda a extensão da província da Cidade de Maputo para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro do ano em curso, e chuvas normais com tendência para abaixo da normal para os meses de Janeiro Fevereiro e Março de 2018.

A Cidade de Maputo tem sido assolada por inundações cíclicas, este fenómeno provoca geralmente inundações de casas, deslizamentos de terras, destruições de casas e outras infraestruturas socioeconómicas, comprometendo deste modo a vida das populações.

Estes eventos estão associados ao facto de a Cidade se encontrar abaixo do nível do mar, associado ao facto do país ser atravessado pelo Vale do Rift, um complexo de falhas tectónicas que expõe o país ao risco de ocorrência de ventos fortes, ciclones e sismos.

Durante a época chuvosa, a Cidade de Maputo é afectada ciclicamente por inundações como consequência da conjugação de vários factores, nomeadamente, a topografia irregular; construção de habitações em zonas de risco; assentamentos informais; inexistência ou deficiente funcionamento de sistemas de escoamento das águas pluviais e residuais; e o arremesso desenfreado dos resíduos sólidos nas valas de drenagens por parte dos munícipes.

Segundo Fátima Belchior, Delegada do Instituto Nacional de Calamidades na Cidade, No seu Plano de Contingência, a Urbe desenhou vários cenários tendo em conta as previsões climáticas da estação chuvosa e ciclónica 2017/2018. Para a cidade de Maputo prevê-se Risco Baixo de Ocorrência de Cheias Urbanas, paraosbairros de Polana Cimento “A” e “B”, Central “A” e “B”, Maxaquene “C” e “D”, Chamanculo  “A”, FPLM, Mavalane “B”, Nsalene, Sommershild e Coop, Risco Moderado a Alto para oBairro 25 de Junho “A” e  Risco Alto, para bairros de Chamanculo “C” e “B”, Xipamanine, Aeroporto “A” e “B”, Munhuana, Mafalala, Urbanização e Costa do Sol.

Segundo os dados disponíveis projecta - se que 46.684 pessoas serão afectadas por estes eventos. Em casos de ocorrência de Ciclones. Estima-se que 54.737 pessoas possam estar em risco das quais 46.684 sob risco de serem afectados por ventos e chuvas fortes e 8.053 em risco de serem afectados por ciclones 54.737.

No que concerne a ocorrência de ciclones e de sismos, com os dados disponíveis indicam que 1.702pessoas serão afectadas por sismos e/ou ciclones.  

Da analise dos dados recolhidos junto aos Distritos Municipais da Cidade, estima- se que 56.439pessoas poderão ser afectadas directamente e/ou indirectamente por inundações, ventos fortes, ciclones e sismos.

A Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, orientou ao INGC para que garanta pronta informação em momentos oportunos por forma a evitar calamidades na capital. A governante recomendou ainda aos comités de gestão para que estejam atentos à ocorrência de fenómenos naturais extremos e assegurem a assistência em tempo útil à população.