Na Cidade de Maputo Taxa de Cura da Desnutrição Aguda Situou-se em 93.5% no I Semestre

Data: 31/08/2017
Na Cidade de Maputo Taxa de Cura da Desnutrição Aguda Situou-se em 93.5% no I Semestre

A taxa de cura de desnutrição em crianças menores de 5 anos, na Cidade de Maputo, apresenta um desempenho de 93,5% não I Semestre do ano 2017 .

Neste período foram curadas 174 crianças com desnutrição aguda das 195 admitidas, com taxa de letalidade de 6,5% (abaixo de 10%, que é o limite estabelecido), e ativa uma taxa de cura de 93,5%, o que está em pé, tendo em conta com taxa de cura mínima recomendada de 72%.

O que é que não é um problema de saúde, como mães acompanhantes se beneficiam de palestras e demonstrações culinárias ao nível das enfermarias de pediatria, dotando este modo como mães de conhecimentos sobre a importância de boas práticas alimentares para a saúde da criança.

O tratamento da desnutrição aguda com complicações medicas é em regime de internamento, sendo que os Hospitais Gerais José Macamo e Mavalane, são os que assistem estes casos.

O número de pacientes que recorrem a estas unidades sanitárias padecendo desta doença tem vindo a redução debido como atividades de promoção de boas práticas alimentares, aleitamento materno exclusivo e Demonstrações culinárias realizadas ao nível das escolas, creches, comunidade e nas unidades sanitárias.

Segundo a Diretora da Saúde na Urbe, Alice Magaia de Abreu, não primeira semestre de 2017 foram suplementadas com Vitamina A 86.772 crianças dos 6 a 59 meses e, 18.001 não é pós-parto.

Foram, ainda, desparasitadas com mebendazol 66.959 crianças e 18.838 gestantes na Consulta Pré-natal.

Igualmente, foram realizadas 1.952 palestras nas escolas e nas unidades sanitárias e 157 demonstrações culinárias nas US e Comunidade e formados 187 ativistas comunitários na área de Nutrição, bem como 50 gestores e cozinheiros das escolinhas da Cidade de Maputo em matéria de Nutrição 

Palestras nas unidades sanitárias, feiras de gastronomia e exposição de vários produtos de alto valor nutritivo, localmente disponível e campanhas de alimentação alimentar e nutricionais, incluindo Demonstrações Culinárias, são peças apontadas por Abreu como componentes de toda uma campanha com vista a reduzir os índices de Desnutrição aguda e crónica na Cidade de Maputo.

 

Segundo explicou um dirigente, estas ações conjugadas levaram a Cidade de Maputo a reduzir os casos de internamento por desnutrição aguda nos Hospitais Gerais José Macamo e HG de Mavalane.