PITTA Incuba o Primeiro Jovem, em KaMavota

Data: 21/11/2017
PITTA Incuba o Primeiro  Jovem, em KaMavota

O Programa Inovativo de Transferência de Tecnologias Agro-pecuárias ( PITTA), iniciou ontem, com a incubação de jovens e seus extensionistas na área pecuária, para a criação de frangos de corte, como forma de promover o empreendedorismo no seio dos jovens da Cidade de Maputo, com a entrega formal de um kit composto por mil pintos, ração, vacina, newcastle vacina, gumboro, vitaminas, desinfectante, antibioticos, serradura, saco de carvão.

Falando durante o acto a directora da Agricultura e Segurança Alimrntar na Cidade de Maputo, Lúcia Luciano, disse que o programa enquadra-se  no âmbito do Plano de Accão para a produção Agrária e Pesqueira (PAPAP), onde o sector pecuário se enquadra no fomento e diversificação de animais de pequeno porte destacando-se a produção do frango de abate como uma das formas de garantir a segurança alimentar e nutricional e, desenvolver acções que propiciam o aumento da renda e da rendibilidade familiar, sendo neste contexto que a Direcção de Agricultura e segurança Alimentar da cidade vai implementar PITTA.

É uma forma encontrada pelos serviços de extensão na qual o extensionista transfere para o produtor/criador tecnologias apropriadas para a produção/criação de um determinado produto para que o produtor/criador aprenda vendo as experiencias do extensionista. Apresenta como vantagem o envolvimento do extensiona no aumento da produção agrária, explicou ainda a dirigente.

Luciano, esclareceu ainda, que o objectivo da incubação é promover o empreendedorismo no seio dos jovens da Cidade de Maputo incorporando-os na cadeia de produção, através do fornecimento de insumos para a produção do frango para abastecer  o mercado.

O projecto tem uma verba aproximada de 2.500.000,00Mt(dois milhões e quinhentos milmeticais) para 9 Extensionistas no PITTA e 6 jovens empreendedores resultantes de um concurso público.

O projecto de PITTA terá a duração de 1 (um) ano com o mínimo de 6 (seis) ciclos de produção. Durante esse período o técnico terá como principal objectivo difundir as tecnologias de produção e fazer acompanhamento da produção dos jovens empreendedores.

Serão beneficiados pelo projecto, seis (6) jovens (3 do distrito KaMavota, 2 Distrito kamubukwana e 1 no Distrito KaTembe) dos quais duas são mulhres; e nove (9) técnicos (cinco do Distrito KaMavota e 4 do distrito KaMubukwana) dos quais 3 sao mulheres. E para garantir maior eficiência na actividade, todos os beneficiários passaram por curso de capacitação em matéria de cadeia completa de produção de frangos de corte.

A produção do frango de corte será feita em lotes de 1.000 pintos/ciclo de 32-35 dias devendo o beneficiário fazer 6 Ciclos/ano com uma mortalidade de 4%.

No fim de cada ciclo a contribuição em frango será de dezessete toneladas e duzentos e oitenta kilogramas (17,280t) da  produção de todos os beneficiários. Significa que por ano a contribuição será de cento e três toneladas e seiscentos e oitenta kilogramas (103,680t) de frango de corte.

Por seu turno, Rogério Muchanga, o beneficiado, disse pretender maximizar a oportunidade e se tornar um dos maiores produtores de frango na Cidade e com isso abastecer o mercado com preço justo e o mais acessível possível por forma a que o conumo do mesmo seja massifcado na urbe, contribuindo assim para a segurança alimentar e nutricional.