Tenho Orgulho da Sociedade Civil, disse a Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane

Data: 29/08/2019
Tenho Orgulho da Sociedade Civil, disse a  Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane

A Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, disse no encerramento da XIX Sessão Plenária do Observatório de Desenvolvimento da Cidade de Maputo, ter muito orgulho da qualidade da Sociedade Civil da Cidade de Maputo, pelo facto de se mostrar informada e com boa capacidade de discutir e propor soluções para os problemas que a urbe apresenta. Facto que o grupo social provou ao longo das oito sessões do Observatório realizadas no ciclo de governação 2015-2019.

Seuane explicou que a promoção da governação participativa é uma forma aberta de inclusão de todos citadinos nos processos de tomada de decisão sobre questões pertinentes de vida em sociedade, sendo por isso uma maneira de consolidar a democracia, reforço da unidade nacional, paz, bem como a construção do caminho que conduz ao desenvolvimento, para além de permitir que se melhore os processos de planificação.

O movimento solidário da Sociedade Civil aquando dos Ciclones Idai e Kenneth mostrou o quão os citadinos de Maputo são unidos, tendo agradecido pelo gesto.

A ocasião serviu, igualmente, para saudar ao Governo de Moçambique, superiormente representado por sua Excelência o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, pela assinatura do Acordo de Paz Definitiva com a Renamo, no passado dia 06 de Agosto do ano em curso.

E neste contexto, a Governante exortou aos citadinos de Maputo a valorizar o processo, praticando acções que concorram para a valorização e consolidação da paz, unidade nacional e convivência harmoniosa.

No que tange as realizações do Governo da Cidade de Maputo, a Governadora partilhou, a titulo de exemplo, que no quadro do desenvolvimento do capital humano e com vista a continua melhoria do ensino e aprendizagem, 27.894 alunos beneficiaram-se de novas carteiras escolares. 371.752 alunos da 1 a 7 classes beneficiaram-se de livros escolares, facto que concorreu para a melhoria do aproveitamento pedagógico em 71.1%.

Na saúde houve uma redução de casos de doenças de notificação obrigatória, nomeadamente, malária, diarreia e cólera, bem como baixo peso a nascença.

Para efeitos de melhoria da mobilidade na urbe foi reforçado, em 2018 e I semestre de 2019, o transporte privado com mais de 110 autocarros, com uma capacidade de transporte em cerca de 145.800 passageiros diários.

Foi ainda reforçada a frota de passageiros do sector publico com 50 autocarros, passando a contar com uma frota de 185 unidades e uma capacidade de transporte de cerca de 166.500 passageiros por dia.

No que tange a promoção de emprego e melhoria da produtividade e competitividade, o mercado admitiu no mercado de emprego 66.983 pessoas, sendo 38.188 para jovens, representando cerca de 57% e submetidos a formação profissional cerca de 39.330 pessoas.

No campo da agricultura, foram construídos 3 sistemas de rega para as associações agrícolas e foram revitalizadas 06 estufas e construídas 2.

No desenvolvimento de infra-estruturas económicas e sociais, foram concluídas a construção das escolas Secundarias de Magoanine e Munhuana, bem como a Escola primaria Completa Samora Machel, no Distrito Municipal KaNhaka.

No presente ano foi concluída e inaugurada o Centro de Formação profissional da KaTembe, mercado do Peixe em KaNhaka, posto policial de KaMavota e as Delegacoes do IPAJ em Katembe e KaMubukwane.

IMG_6465