Director da Educação da Cidade de Maputo Insta aos Gestores Escolares no Controlo da Planificação de Aulas

Data: 11/04/2018
Director da Educação da Cidade de Maputo Insta aos Gestores Escolares no Controlo da Planificação de Aulas

O Director da Educação e desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo, Artur Armando Dombo mostrou-se preocupado com a questão da planificação quinzenal das aulas, numa visita de 3 dias (21 a 23 de Marco), efetuada na Direcção Distrital de Educação e Cultura de Kamavota, na cidade de Maputo.

Dombo realçou que a cidade de Maputo está a estudar a possibilidade de todas as escolas planificarem em um único momento. ´´colegas vamos planificar de verdade. Todas as escolas da cidade de Maputo terão que planificar num único dia para não voltarmos aos sábados´´ apelou Dombo

 A visita visa aferir o grau de cumprimento das atividades planificadas em todas direções distritais.

 

 Na ocasião para além de interagir com os coordenadores das Áreas, gestores das Zips, gestores das Escolas, alunos, professores e funcionários não docentes, o Director e sua comitiva visitaram escolas do distrito e assistiram algumas aulas do ensino primário e secundário, um centro de alfabetização que ministra também cursos profissionalizantes e um centro do Ensino á Distância.

Na interação que tiveram, a palavra de ordem era procurar possíveis soluções para melhoria da educação na cidade de Maputo, começando pelo controle da planificação de aulas por parte dos gestores escolares, absentismos nas escolas por parte dos professores, combate ao álcool e drogas por parte dos alunos, trabalho serrado apesar das dificuldades a cargo dos funcionários não docente.

 

De referir que para além das escolas públicas do distrito, o titular da pasta de educação da cidade de Maputo visitou duas escolas privadas e pediu aos gestores que regularizassem a situação dos docentes do Sistema Nacional de Educação que também leccionam no privado.  

 

 

A   DDEC de KaMavota alberca 54 escolas, dos quais 33 públicas, 11 comunitárias, 10 privadas e 1 Técnica.  Para presente ano lectivo, KaMavota  recebeu um  total de 97.237 alunos dos quais 50.238 do sexo femininos correspondente a 51.7%,  1.113 alfabetizados assistidos por 52 Alfabetizadores e 22 centros de alfabetização.  A instituição tem 1772 funcionários, onde 758 são do sexo feminino correspondente 51%, 1485 são docente e 287 funcionários não docente.

 

No informe apresentado pela Directora Distrital de KaMavota,  dr. Lucrécia apresentou algumas preocupações  e desafios da sua instituição a destacar:

  • Exiguidade Legalização de um terreno de 4 hectares na zona de chihango, bairro de Albasine para a construção de uma escola Secundária;
  • Exiguidade de módulos para o PESD1 e de computadores para o PESD2;
  • Exiguidade de fundos de equipamento para funcionamento;
  • Registo de roubos de equipamento informático nas nossas escolas;
  • Exiguidade de meios circulantes para o trabalho de Supervisão;
  • Vandalizações recorrentes nas Escolas Primárias de Mavalane A, Hulene A, Acordos de Roma e 10 de Novembro;
  • Falta de Agentes de Serviço, e auxiliares nas escolas;
  • Infiltração de água no edifício da Direcção Distrital;
  • Existência de crianças afectadas pelas inundações;
  • Falta de disponibilidade de fundos para a reabilitação das diversas actividades na Escola e na Direcção Distrital.
  • Turmas superlotadas por causa das calamidades naturais (Cheias e desabamento da lixeira de Hulene).

no final da visita a Kamavota, Dombo repisou a questão da planificação, pediu ao distrito que divulgasse regulamento do funcionamento das Zips, aos gestores que pautassem pelo diálogo, aos professores que se preocupassem com a assiduidade e pontualidade, aos alunos que criassem um núcleo de combate ao uso de álcool nas escolas e que falassem nos malefícios dos mesmo na formatura como forma de retrair essa pratica. E enalteceu a união e comunicação dos gestores do KaMavota.