Inicia emissão de televisão digital em Moçambique
Com efeito, foi inaugurado simbolicamente o primeiro emissor de um total de 18 que compõem o projecto-piloto de TDT, no âmbito da migração da radiodifusão analógica para a digital.
Segundo o Notícias, ainda este mês será concluída a instalação de emissores digitais na Beira (centro) e Nampula (norte), principais centros urbanos do país. Conta-se completar este projecto-piloto no primeiro trimestre do próximo ano, com a instalação de emissores nas Cidades sulistas de Xai-Xai e Inhambane, centrais de Chimoio, Tete e Quelimane, e nortenhas de Pemba e Lichinga, bem como, em oito vilas fronteiriças, nomeadamente Ponta de Ouro, Namaacha, Ressano Garcia, no sul, Vila Manica, Ulóngue, Zóbue, Milange, no centro, e Mandimba, no norte.
A instalação de emissores digitais nestas vilas fronteiriças visa garantir que a população continue a receber o sinal de televisão sem riscos de interferências de países vizinhos com os respectivos processos de migração digital mais adiantados.
Falando no acto que marcou o arranque oficial da nova era de televisão, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, disse que este processo tem vindo a ser conduzido de forma a não se configurar como uma mera mudança de infra-estruturas de rede de transmissão, sem qualquer valor acrescentado para os cidadãos.
Temos consciência de que a rede de transmissão que hoje (terça-feira) inauguramos só terá significado para o cidadão se for acompanhada por sistemas de recepção de sinal de televisão que possibilitem o acesso em ambiente digital a programas e serviços oferecidos pelos diversos provedores de conteúdos. Só desta forma é que a nossa população vai usufruir das vantagens da Televisão Digital Terrestre, disse Carlos Mesquita, citado pelo Notícias.
O Governo está a trabalhar na criação de mecanismos que estimulem uma maior disponibilidade de conversores de sinal digital, os Set-Top-Boxes, por forma que a população tenha acesso aos programas a serem transmitidos através da rede digital nas zonas de cobertura.
A inauguração da rede piloto de TDT não significa o fim automático das transmissões analógicas. Com efeito, terça-feira iniciou também o período da dupla iluminação, durante o qual vão coexistir, nas zonas de cobertura da rede piloto, transmissões analógicas e digitais.
À luz do novo prazo acordado pelos países da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para a descontinuidade das transmissões analógicas, este período de dupla iluminação deverá terminar em 31 de Dezembro de 2016.
O Governo tomará as providências necessárias para que este período de transmissão simultânea de emissões analógicas e digitais seja adequado ao seu objectivo que é o maior conhecimento pela nossa população do processo de transição e fecho do sistema analógico, indicou Mesquita.