Jogos Desportivos Escolares um Viveiro em Moçambique de Talentos Desportivos.

Data: 11/04/2018
Jogos Desportivos Escolares um Viveiro em Moçambique de Talentos Desportivos.

Esse pronunciamento foi deixado pelo director da Educação da Cidade de Maputo, Sr. Artur Armando Dombo, na cerimónia de abertura de Jogos Desportivos Escolares, 2018, que se realizou no sábado último, na Escola Secundaria de Laulane da Direcção Distrital da Cidade KaMavota na  cidade de Maputo.

A cerimónia iniciou com momento cultural e desportistas exibidos pelos grupos culturais da Direcção Municipal Kamavota e ES de Laulane e Nazareno, desfile da Banda da PRM e dos alunos de todas direcções distritais da cidade de Maputo exibindo panfletos em repúdio a todos os males que enfermam a educação.

 Para Dombo, os Jogos Desportivos Escolares contribuem significativamente para a formação de talentos que promovem o nosso país lá fora. “O fenómeno da prática do desporto escolar propicia o desenvolvimento de talentos desportistas que num futuro breve poderão elevar a Bandeira nacional além fronteira” disse, acrescentou ainda “Moçambique foi e continua sendo um viveiro de talentos.”

 Por seu turno, o Secretário Permanente do Governo da Cidade de Maputo, Manuel Guimarães em representação da Sua Excia a Governadora, apelou aos alunos a levarem a sério o desporto, pois ajuda a praticar e elevar a capacidade cognitiva e a massificação do ensino e aprendizagem.

  De referir, que os jogos desportivos escolares cujo o lema desse ano é ´´Por um desporto escolar livre do HIV\ SIDA e consumo de Drogas´´ envolve todos Distritos Municipais da cidade de Maputo, 141 escolas, 144.773 alunos, assistidos por cerca de 517 professores.