Notícias

Funcionárias da direcção de educação e desenvolvimento humano da cidade de (DEDHCM) beneficiaram-se de exames de saúde nomeadamente rastreio de cancro de mama e colo de útero, no dia 29.12.2017 e 04.01.2018, promovido pela instituição em coordenação com a Direcção de Saúde da Cidade de Maputo.

Ler mais

Alunos de onze Escolas Primárias Completas da Cidade de Maputo produziram uma Árvore de natal ecológica a partir de lixo reciclável recolhido nas suas escolas.

A iniciativa é enquadrada no programa de responsabilidade Social “Mais Moçambique para mim” do Millennium bim , o projecto ’’uma Cidade Limpa para mim’’ que conta com a colaboração de Professores e Alunos das escolas secundárias e primárias da cidade de Maputo, cujo o  objectivo é sensibilizar e a sociedade civil a valorizar e conservar os espaços públicos, assim como a criar bons hábitos de higiene nas escolas e bairros. 

Ler mais

A Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, recebeu a Comissão da Administração Pública e Poder Local, que trabalha na urbe por três dias, com o objectivo de fiscalizar o cumprimento do Programa Quinquenal do Governo e do Plano Económico e Social do ano em curso.

Ler mais

UM total de 7.548 carteiras escolares produzidas no âmbito da Operação Tronco, levada a cabo pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), serão entregues até Dezembro às escolas da cidade de Maputo, numa acção que visa reduzir o rácio aluno/carteira.

Deste universo, 3412 vão para o Distrito Municipal KaMpfumu, 1390 para Hlamankulu, 675 para KaMavota, 539 alocadas para KaMubukwana, KaMaxaqueni receberá 530, KaTembe com 505  e 80 reforçarão o mobiliário de KaNyaka.

Ler mais

O ministro da Economia e Finanças e Chefe da Brigada Central de Assistência à Cidade de Maputo para o sector de Agricultura, Adriano Maleane, disse, por ocasião do Lançamento da Campanha Agrária 2017/2018, que a  considerar a previsão climática apontando para um regime pluviométrico que irá satisfazer as necessidades hídricas das culturas e do abeberamento dos efectivos pecuários, bem como os investimentos do governo em infra-estruturas de produção, estão criadas as condições para que a Cidade de Maputo produza mais.

Ler mais

Com a chegada da época chuvosa e ciclónica, o Instituto Nacional de Meteorologia adverte ao público para redobrar atenções por forma a evitar surpresas causadas por fenómenos naturais. A advertência foi lançada por Berino Silinto, durante a XIX Sessão Ordinária do Governo da Cidade de Maputo. Silinto disse que até então existe nenhuma previsão de formação de ciclones susceptíveis de atingir a costa moçambicana. Da monitoria até então feita, está identificada a formação de oito ciclones no Oceano Pacífico, sem consequências para o país.

Ler mais

O Governo da Cidade de Maputo fez a avaliação do seu desempenho, através do Balanço do Plano Económico e Social, referente ao período de Janeiro à Setembro de 2017.

Na área Económica, o desempenho registado desde o início do presente ano 2017 é considerado satisfatório de acordo com certos indicadores de sustentabilidade, não obstante a conjuntura econômica e financeira, que afecta o País e a Cidade de Maputo, em particular.

Ler mais

O Programa Inovativo de Transferência de Tecnologias Agro-pecuárias ( PITTA), iniciou ontem, com a incubação de jovens e seus extensionistas na área pecuária, para a criação de frangos de corte, como forma de promover o empreendedorismo no seio dos jovens da Cidade de Maputo, com a entrega formal de um kit composto por mil pintos, ração, vacina, newcastle vacina, gumboro, vitaminas, desinfectante, antibioticos, serradura, saco de carvão.

Ler mais

O Governo da Cidade de Maptuto através do Balcão de Atendimento Único da Urbe (Baú), licenciou durante os nove meses de 2017, um cumulativo de 4151 empresas, sendo 18 empresas industriais, 3611 no ramo comercial e serviços do regime normal e 522 empresas do regime simplificado.

Segundo o Director do Baú, Xavier Timane, este licenciamento representa um crescimento na ordem de 2% comparativamente ao período homólogo de 2016 (3530)

Ler mais